Princípios Básicos para o Excel 2007

Durante muitos anos, os aplicativos do pacote Microsoft Office tiveram praticamente a mesma interface com assim como ocorreu com o Excel, os programas ganhavam novas funções, mas mantinham a mesma cara.

O padrão era: no alto, a barra de menus; logo abaixo dela, as barras de ferramentas. Por fim, a área de trabalho.Em boa parte dos casos, se você abrisse um comando, era levado para uma caixa de diálogo a fim de escolher novas opções.




No Office 2007, esse esquema mudou.

logo à primeira vista se percebe: os menus e as barras de ferramentas deram um lugar as guias ( espécie de abas, ou orelhas) e a faixa de opções. mas muitas outras coisas que não estão à vista também se modificar.


 Vamos examinar cada um dos principais elementos dessa nova interface.

Comecemos pelas  partes mais óbvias, que são as guias e as faixas de opções. Os títulos das guias localizam-se onde antes ficavam a barra de menus. Porém não há mais menus. Quando se clica numa guia, abre-se a correspondente a faixa de opções. Observei que os nomes das guias não tem nada a ver com os antigos título dos menus.


As faixas de opções foram definidas como a idéia de juntar no mesmo lugar os comandos que atendem a tarefas afins. Um exemplo: em layout da página você tem todos os comandos que define o visual da planilha: temas de formatação, cores, fontes, margens, orientação no papel, plano de fundo.




Qual a vantagem em relação a velha interface? Antes, esses recursos todos já existiam, mas estavam espalhados em vários menus. A nova disposição parece mais lógica e mais organizada.



Segundo a Microsoft, as mudanças objetivo reduzir em até 30% o número de cliques para realizar as mesmas tarefas. observei que a faixa de opções é dividida em grupos. Em cada grupo os comandos também guardam algum parentesco entre si. Veja também um detalhe gráfico.

Quando você redimensionar a tela do Excel, os grupos de comandos acompanho o tamanho da janela. Quanto maior o espaço disponível( ou seja, pelas maiores), melhor a visualização.



Note-se também que cada comando exibe um texto ou informação visual explicando o que ele faz.



Outra novidade é a barra de acesso rápido, localizada no lado esquerdo da barra de título.Nessa você encontra os comandos administrativos mais comuns. Inicialmente, só estão disponíveis os  botões de salvar, desfazer e refazer.

Mas você pode clicar na seta de personalização e ver outras opções.

 Clique numa delas por exemplo, em Novo e o comando passa a fazer parte da barra de início rápido.



O comando de ajuda continua na tecla F1 o no botão a direita da linha de guias


 

O comando de ajuda continua na tecla F1 o no botão a direita da linha de guias



O botão opções do Excel dá acesso a caixa de diálogo opções. Todas as principais configurações de arquivo estão agora nessa janela.







Passemos ao rodapé da tela. Aqui, o grande destaque o botão deslizante de zoom, que redimensiona a visualização da planilha.


 


Mas não é só. Clique com o botão direito do mouse no rodapé. Esse menu define os controles que aparece na barra de status. Você pode, por exemplo, desativar a exibição do controle deslizante de zoom.