Aprofundando nos Menus

Vamos agora a olhar com mais atenção para as guias e as faixas de opções. A guia e início contém os principais itens de formatação. Os grupos especializados de comandos dividem-se em formatação de fonte, alinhamento, número, estilo, células e edição.



Embora se trate de uma nova organização dos comandos, para quem já trabalha com o Excel, não há nenhum grande estranhamento. Os comandos são conhecidos e apresentados de forma bem mais clara. A guia inserir reúne comandos para incluir itens externos na planilha.


Aqui estão recursos para inserir e ilustrações, gráficos, links e itens de texto. Além disso, a comandos para criação de tabelas dinâmicas. Vamos aproveitar o grupo e ilustrações para mostrar outra característica das guias. Vamos incluir uma imagem na planilha.



Clique em imagem e surge a caixa inserir. Escolha o arquivo desejado e clique em inserir.



O que ocorre na faixa de opções? Como a figura está selecionada, a guia à ativa passa a se formatar, que inicialmente nem estava visível. Essa guia oferece recursos específicos para a edição da imagem.


Outro item Novo. Sempre que há um painel como este, não é preciso aplicar um recurso para ver o resultado. Basta passar o ponteiro do mouse sobre o efeito para ter uma previsão do que ele faz. Só é preciso clicar na opção já escolhida. Abram painel e veja que há ainda mais alternativas. Tire o foco da imagem e as guias voltam ao normal.


Confira outro detalhe, agora com uma imagem e um objeto de desenho já no documento. Selecionar imagens. Aparece a guia formatar. Acima dela, veja a subguia ferramentas de imagem. Clique em nela para exibir aquela faixa de opções que você já conhece.



Agora, clique em no objeto de desenho, ou forma. Outra vez, surge a guia formatar. Só que a subguia é ferramentas de desenho. Observe: é outra subguia. Clique nela. O que acontece? Aparece outra faixa de opções, específica para objetos de desenho. Portanto, o sistema de guias e faixas é móvel e se adapta aos contextos de trabalho.



Na guia fórmulas, estão todas as opções de cálculo, desde as funções até a auditoria de fórmulas. Vale observar que algumas funções aparecem em mais de uma guia.


 Na guia Layout da Página estão todos comandos relativos a edição de margens, tamanho e orientação do papel, títulos, cabeçalhos etc.



Exemplo: a auto-soma está aqui e também na guia e início. Isso ocorre por uma questão delógica.na guia início ficam os comandos mais comuns. Então a auto-soma precisa estar lá. Do mesmo modo, a auto-soma é uma fórmula. Portanto, precisa aparecer na guia e fórmulas.



A Aba dados tem cinco divisões: obter dados externos, conexões, classificar e filtrar, ferramentas de dados de e estrutura de tópicos. Enfim, estão aí reunidos os comandos do Excel que trabalham com dados.



Vem a seguir a guia revisão. Ela incorpora os recursos para correção de texto, inserção de comentários e proteção dos documentos.








A última dia da visualização comum é Exibição. ela corresponde, grosso modo, ao antigo menu exibir. De fato, quando tem os recursos desse menu e vários outros. Vale observar que os comandos para gravar macros estão aqui.


Vale lembrar que os comandos do teclado do Excel 2003(e anteriores) continuam válidos no 2007. A propósito, se você quiser saber como a acessar as guias pelo teclado, acione a tecla ALT. o Excel mostra as letras que você deve acionar para acessar os comandos da barra de acesso rápido e das guias.




Outra observação importante: se você acha que a faixa de opções ocupam muito espaço, clique em na linha de guias com o botão direito e ligue o comando minimizar a faixa de opções.



Pronto, ela sumiu. Nesse caso, os comandos só reaparecem quando você clica numa Guia .